quinta-feira, 27 de setembro de 2012

LANÇAMENTO DE DOCUMENTÁRIO SOBRE O PERÍODO DA DITADURA MILITAR: Eu me lembro


"Eu me lembro daquilo que não vivi, porque me contaram".
                                                                       Alfredo Bosi



Eu me lembro é um documentário, com direção de Luiz Fernando Lobo, que se engaja no propósito de reescrever a história dos Anos de Chumbo no Brasil a partir dos depoimentos dos derrotados pelo golpe de 1964/68. Dando voz aos perseguidos políticos pela ditadura golpista, o filme traz para o debate o tema do direito à memória, à verdade e à justiça. 

O filme acompanha a trajetória da Comissão da Anistia na implantação do conceito de "Justiça de Transição", nesse período que vivemos de reconstrução democrática e de implantação do conceito de "reparação", quando cabe ao Estado brasileiro, numa experiência única e inédita mundialmente, o papel de pedir desculpas à todos aqueles que em outro momento perseguiu, transformando decisivamente suas vidas. 

Além de trazer à luz vários documentos que reescrevem essa história, o documentário é ele mesmo uma peça da nova história brasileira, dando vida a diversas histórias, mostrando depoimentos e audiências públicas. 

Eu me lembro mostra o processo de anistia de diversos perseguidos pelo regime de exceção, como Carlos Marighela, Glauber Rocha, José Celso Martinez Correa além de filhos, viúvas, companheiras, companheiros, pais, mães e a milhares de pessoas a quem o Estado Brasileiro pediu desculpas pelos erros do passado recente. 

O filme é o primeiro longa metragem de Luiz Fernando Lobo, com textos de Hamilton Pereira, tem edição de Tuco, trilha original composta por Felipe Radicetti, participação especial de Fernanda Montenegro na narração, produção de Tuca Moraes e coordenação geral e idealização de Daniel Souza. 

O filme foi realizado pela X-Brasil e pelo Instituto Ensaio Aberto com recursos do Projeto Marcas da Memória, da Comissão da Anistia, do Ministério da Justiça.