domingo, 12 de junho de 2011

WIKILEAKS REVELA QUE GOVERNO NORTE-AMERICANO ATUOU PARA BLOQUEAR AUMENTO DO SALÁRIO MÍNIMO NO HAITI




Em revelações publicadas neste domingo pelo site www.greenleft.org.au a partir de documentos liberados pelo Wikileaks ficou demonstrado que o governo norte-americano atuou em conjunto com fabricantes haitianos de peças de roupa para gigantes da área do vestuário como Levi´s, Hanes and Fruit of the Loom para bloquear um aumento do salário mínimo que foi concedido pelo congresso do Haiti em 2009.

A partir do apoio norte-americano os proprietários haitianos se recuseram a pagar um total de 0,62 centavos de dólares por hora trabalhada, o que equivaleria a 5 dólares por uma jornada de 08 horas de trabalho.

Essa intervenção do governo norte-americano conseguiram postergar a implementação deste aumento para os trabalhadores do setor de vestuários até Outubro de 2010, mesmo em face de protestos dos trabalhadores e da simpatia de outros setores das elites haitianos.

Estas revelações expõem um pouco mais claramente a natureza da presença das forças internacionais no país mais pobre da América Latina, pois o discurso de ajuda humanitária não resiste nem a um aumento mínimo nos salários miseráveis que são pagos aos trabalhadores haitianos. E tudo isto, por que? Para permitir que a Levi´s, a Hanes e a Frut of the Loom continuem lucrando bilhões de dólares?

Mais detalhes sobre esta matéria podem ser obtidos no link http://www.greenleft.org.au/node/47890