sábado, 25 de junho de 2011

EPIDEMIA DE DIABETE JÁ ATINGE 350 MILHÕES DE PESSOAS NO MUNDO E ESTÁ SE ESPALHANDO POR CAUSA DO FAST FOOD


O jornal inglês Guardian publicou neste sábado (25/06) uma matéria dando conta que o mundo vive hoje uma epidemia de diabete que já atinge cerca de 350 milhões de pessoas.  Este número de pessoas sofrendo com essa doença eleva em alguns milhões as estimativas feitas anteriormente e revela um aspecto pouco discutido até agora que seria o efeito de dietas contendo altas doses de açúcar, como é o caso das comidas fast food, na ocorrência da diabete.

A diabete resulta de um controle inadequado do açúcar pelo corpo humano, e pode causar diversas como as cardíacas, derrames cerebrais, e ainda causam danos nos rins, nervos e à retina.  Em torno de 3 milhões de mortos anuais são atribuídas às consequencias trazidas pela diabete.

De acordo com os cientistas que publicaram um artigo na revista Lancet, a diabete está se espalhando com mais velocidade também nos países do capitalismo periférico por causa da adoção de alimentos fast food que estão sendo colocados à disposição por cadeias como a Mc Donalds.

Segundo o Professor Majid Ezzati do Imperial College London, a diabete é hoje uma das maiores causas de mortes, e o estudo publicado pela sua equipe mostra que está se tornando mais comum em todas as partes do mundo. Segundo o Prof. Ezzati, a diabete está se tornando a maior fonte de pressão sobre o funcionamento nos sistemas de saúde de todos os países do mundo, e muitos deles irão encontrar grandes dificuldades para ajustar aos problemas causados pela diabete em suas populações. 

Mais detalhes sobre esta matéria podem ser obtidos através do link http://www.guardian.co.uk/society/2011/jun/25/diabetes-epidemic-western-fast-food



.