quarta-feira, 15 de junho de 2011

BARCELONA E ATENAS: APENAS A PONTA DO ICEBERG DA CRISE SISTÊMICA QUE ASSOLA O CAPITALISMO GLOBAL




O dia de hoje (15 de junho de 2011) foi marcado por massivas e violentas manifestações em Barcelona e Atenas contra as medidas fiscais conservadoras que estão sendo impostas pela União Européia como condição para a injeção de capital nas combalidas economias da Espanha e da Grécia. O problema é que estas medidas estão aprofundando os já críticos níveis de desemprego, o que coloca dezenas de milhares de trabalhadores na condição de parias sociais. O pior é que muitos trabalhadores que estão mantendo seus postos de trabalho estão sofrendo cortes drásticos nos seus salários e aposentadorias.

Se levarmos em conta a também desesperadora situação das economias de Portugal, Irlanda e Islândia, poderemos ver que estamos diante de uma grave crise sistêmica do sistema capitalista global. 

O problema neste momento é que os chamados partidos da esquerda tradicional estão se colocando do lado das medidas impostas pela União Européia, o que deixa a classe trabalhadora dos países afetados numa condição catastrófica, visto que não existem os elementos políticos e institucionais que lhes possibilite reagir ao massacre que estão sofrendo.

Dai é que as cenas de violência que estão ocorrendo, e que a mídia tradicional procura atribuir a setores radicalizados da juventude, são um reflexo de uma indignação coletiva com o fato de que os banqueiros e grandes corporações capitalistas estarem sendo os grandes ganhadores, enquanto os trabalhadores arcam com os piores custos da crise.

Mais sobre este assunto no site do jornal GUARDIAN através do link http://www.guardian.co.uk/world/2011/jun/15/europe-warned-greece-financial-crisis e no da BBC através do link http://www.bbc.co.uk/news/world-europe-13783224.