domingo, 7 de outubro de 2012

E NO RIO DE JANEIRO SE REFORÇOU O SURGIMENTO DE UMA LIDERANÇA PARTIDÁRIA DE ESQUERDA


Ainda que derrotado pela máquina montado pelo PMDB e pelo PT, o deputado estadual Marcelo Freixo conseguiu a façanha de alcançar exatos 914.082 mil votos. E mais do que isso, a campanha de Freixo conseguiu o incrível feito de eleger 4 vereadores pelo PSOL para a próxima legislatura na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro.  Com isto, o PSOL formará a principal bancada de oposição a Eduardo Paes, com o mesmo número de vereadores alcançado pelo PT! 

E pela lista dos eleitos (Paulo Pinheiro, Eliomar Coelho, Renato Cinco e Jefferson Moura) dá para notar que esta será uma banca coesa, bem informada e disposta a defender os pobres que terão mais quatro anos de um governo mais preocupado com as necessidades das empreiteiras e das grandes corporações.

Apesar de não ser militante, ou sequer filiado, do PSOL, penso que este é o resultado mais significativo das eleições de 2012 na cidade do Rio de Janeiro. De quebra, o PSOL acaba de eleger o seu primeiro prefeito em todo o Brasil, e aqui mesmo na região Norte Fluminense, no município de Itaocara.

Pelo jeito, sob a liderança de Chico Alencar e Marcelo Freixo, o PSOL do Rio de Janeiro está dando um passo significativo para reorientar pela esquerda o combate político no Brasil.