Tudo bem que a imprensa de Campos dos Goytacazes tenha um pendor pró-Eike Batista e o veja como um improvável salvador da rapadura partida. Mas dai disseminar factóides disseminadas por amigos de Eike em rodas mais altas é um tanto perigoso. Afinal, sempre pode aparecer alguém bem informado desmentindo localmente o factóide.
Assim é que hoje o jornalista e blogueiro do Jornal Folha da Manhã, Saulo Pessanha, repercutiu uma nota do jornalista Lauro Jardim dando conta que Eike Batista havia obtido uma posição favorável no TCU que permite a continuidade da obra do Porto do Açu.
Como tinha a ação ajuizada pelo Ministério Público Federal e a decisão judicial negando a liminar requerida em meus arquivos, notei que não havia nada relacionado ao Tribunal de Contas da União! E nem poderia porque a questão do licenciamento ambiental não é da alçada do TCU.
Assim, recomenda-se sempre que o bom jornalista procure quem de direito para verificar se determinado informe é fato ou factóide. No caso, a parte de direito seria o Ministério Público Federal de Campos, na pessoa do procurador da república, Eduardo Santos Oliveira. Assim, se evitaria facilmente uma barriga jornalística.
TCU pró-Eike em investida contra o Porto do Açu
Por Saulo Pessanha, em 16-07-2012 - 7h56
Eike Batista acaba de conseguir uma vitória no Tribunal de Contas da União para o seu projeto de construção do Porto do Açu.
O Ministério Público Federal consultou o TCU sobre a possibilidade da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) ter autorizado a obra de maneira irregular.
O TCU concluiu que está tudo ok com a licença e a construção, portanto, pode seguir em frente.
Por Lauro Jardim, da Veja