Segundo o Francisco me informou, as equipes que trabalham na limpeza são pescadores e marisqueiras criados no manguezal do Rio Pina, pegando caranguejo, mariscos, ostras , guaimuns e outros pescados. Segundo ele, qualquer outra pessoa que não fosse da área ficaria atolado no lamaçal do mangue, mas os membros da comunidade já fazem parte da fauna estuarina. Por enquanto este esforço foi financiando pelo o Shopping Rio Mar, e custa aproximadamente meros R$ 1,500,00 dia!
'
A equipe do "Pescadores Amigos do Mangue" é composta por 06 pequenos barcos e 12 pescadores. Entretanto, o Shopping Rio Mar só financia a atividade durante o periodo das chuvas (que vai de abril a agosto), quando, pela baixa salinidade da água, todo o pescado some do estuário do Rio Pina.
Francisco Romero me informou também que as garrafas de PET que sejam coletadas em bom estado são destinadas gratuitamente para uma cooperativa de recicladores. Fazendo o cálculo do custo deste esforço chega-se ao incrível resultado de que o recolhimento de 1 quilo de lixo recolhido do mangue custa menos que um real!
Essa prova de compromisso com a sustentação daquele ecossistema deveria fazer todos pensarem sobre o seu próprio papel na destruição não apenas destes ricos ecossistemas mas das comunidades que ali trabalham para nos oferecer alimento!