GOVERNO CABRAL PRENDE LIDERANÇA DOS BOMBEIROS: MAIS UM TIRO NO PÉ MOTIVADO POR ARROGÂNCIA
A arrogância é uma péssima conselheira, especialmente em tempos de crise. Mas o (des) governador além de arrogante é presunçoso e autoritário. Só isto mesmo para entender porque num momento em que o estado do Rio de Janeiro está à beira de uma greve de policiais (militares e civis) e bombeiros militares, Sérgio Cabral manda prender um dos principais líderes da campanha salarial, o cabo bombeiro Benevuto Daciolo.
O que esperam as autoridades constituídas ao prender o negociador reconhecido pela maioria dos bombeiros? Que a categoria se desmobilize? Ora, isto não só não vai acontecer, pois ele não é o único a liderar um movimento que já se arrasta há quase dois anos por culta da arrogância, presunção e autoritarismo do (des) governador, mas também deverá acirrar os ânimos dos que se sentem por ele representados. Será que é isto que Sérgio Cabral deseja? Bom, se for, alguém precisa orientar melhorar o (des) governador que ama viajar a Paris.
Outra coisa peculiar é a liberação de audios da Polícia Federal que mostrariam conversas do deputado federal Anthony Garotinho incitando ao telefone (!) a realização da greve. Conhecendo muito pouco os métodos do deputado Garotinho, tenho certeza que ele sabe que seus telefonemas ao cabo Daciolo estavam sendo grampeados. Assim, ele deve ter dito o que queria fosse de conhecimento público e notório, qual seja, que apoia o movimento de reivindicação salarial de policiais e bombeiros. Ao divulgar esses áudios, a mídia corporativa está indo ao encontro dos interesses eleitorais do deputado Garotinho, e não ao contrário. Só muita arrogância e presunção achar que o resultado seria diferente. Acho que estão querendo turbinar eleitoralmente os candidatos do PR no Rio de Janeiro. Ou é isto ou é muita arrogância e burrice, mesmo!
E naquilo que realmente interessa neste imbróglio, a pergunta que se coloca é: quando é que os governadores vão tomar juízo e começar a negociar de boa fé com os servidores públicos da área da segurança pública? É que até agora o movimento salarial desta categoria está restrita a paralisações em estados nordestinos. Será que os governadores estão preparados para que cheguem a áreas mais populosas do Brasil?
Cabo do Corpo de Bombeiros é preso ao desembarcar no Rio
POR RICARDO ALBUQUERQUE
Rio - O cabo Benevenuto Daciolo, um dos líderes das reivindicações dos bombeiros no Rio, foi preso nesta quarta-feira à noite antes de desembarcar no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Galeão, Zona Norte do Rio. "Eu não sei o motivo da minha prisão. Ainda não me disseram. Foram me buscar dentro do avião. Trata-se de mais uma arbitrariedade", disse ele com exclusividade a O DIA.
Daciolo explicou que voltava de Salvador, na Bahia, onde participou das negociações sobre a greve dos policiais militares. Ele foi encaminhado ao Quartel-General do Corpo de Bombeiros, no Centro do Rio.
A prisão de Daciolo foi pedido pela Governo do Estado, em virtude de escutas telefônicas divulgadas na noite desta sexta-feira, no Jornal Nacional da TV Globo. O cabo discutia com interlocutores as negociações sobre a grenve de PMs e Bombeiros que pode começar nesta sexta-feira.