quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Surto de bactéria originada em melões causa a morte de 13 pessoas nos Estados Unidos



CHICAGO - Um surto da bactéria listeria originado em melões no Colorado, Estados Unidos, infectou 72 pessoas no país e causou a morte de 13, informaram funcionários do governo. O surto da doença ligada a alimentos é o mais letal nos Estados Unidos em mais de uma década, superando um de salmonela em 2008 e 2009, que provocou a morte de nove pessoas e infectou mais de 700, segundo os Centros para Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês).

Até o momento, 18 estados relataram infecções com uma das quatro cepas de listeria relacionadas com o surto, afirmaram os CDC. Das 13 mortes, quatro aconteceram no Novo México, duas no Colorado, duas no Texas e uma em cada um dos seguintes estados: Kansas, Maryland, Missouri, Nebraska e Oklahoma. Todos os casos começaram no dia 13 de julho.

Os CDC rastrearam a fonte do surto em melões cultivados nas fazendas Jensen, no Colorado. A empresa anunciou a retirada do produto do mercado no dia 14 de setembro, como resposta ao surto. A fruta tinha sido enviada a pelo menos 17 estados entre os dias 29 de julho e 10 de setembro.

A FDA, órgão que regula alimentos e medicamentos nos Estados Unidos, aconselhou a população a jogar fora melões com esta procedência. A bactéria listeria cresce em ambientes de baixas temperaturas. Surtos do microorganismo geralmente estão associados a queijos não pasteurizados e frutos do mar defumados. O de melões é o mais letal dos Estados Unidos desde 1998, quando cachorros-quentes foram contaminados com a bactéria. Morreram 32 pessoas e 101 ficaram doentes.