A matéria abaixo foi publicada no Jornal O DIÁRIO e informa que o deputado federal Anthony Garotinho se comprometeu com assentados do Assentamento Zumbi dos Palmares no sentido de que o corredor logístico do Açu não terá parte de seu traçado dentro desta área de reforma agrária.
A notícia em si é tranquilizadora, mas é preciso que a mobilização dos assentados e organizações de apoio seja mantida até que se divulgue o formato final do tal corredor. Não é que se esteja duvidando do compromisso do deputado Anthony Garotinho, mas seguro morreu de velho. A verdade é que esta mudança só irá se materializar se os assentados continuarem mobilizados no sentido de impedir a destruição de uma das maiores conquistas já alcançadas pela mobilização camponesa na história da região norte fluminense.
Mas bem que o honorável deputado também poderia utilizar de sua conhecida influência sobre sua esposa e sugerisse que parte dos polpudos recursos dos royalties fosse utilizada no fortalecimento nas estruturas de produção e comercialização da produção de alimentos que está sendo gerada pelos diversos assentamentos existentes no município de Campos dos Goytacazes. Afinal de contas, já passou da hora de começar a investir na reforma agrária que, sem nenhuma dúvida, vem colaborando para a atividade agrícola dentro do município, numa proporção muito mais ampla e diversificada do que a monocultura da cana-de-açúcar na qual a Prefeitura de Campos continua depositando polpudos recursos.
Corredor Logístico não vai afetar assentamento
O deputado Garotinho afirmou que se traçado afetar assentamento, a prefeita Rosinha embargará
A prefeita de Campos, Rosinha Garotinho, recebeu ontem, por solicitação do deputado federal Anthony Garotinho, representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que autoriza o tratado do corredor logístico da estrada, que é federal e concedida, além representantes da Concessionária Autopista e da Empresa LLX, construtora do Porto do Açu. O objetivo foi discutir o traçado do corredor, desmentindo boatos de que ele passaria dentro de terras do assentamento Zumbi dos Palmares.
Depois, junto com a secretária municipal da Família e Assistência, Izaura Freire, Garotinho e autoridades se reuniram com assentados no Zumbi 1 para esclarecer dúvidas. O deputado afirmou que quando soube que o corredor passaria pelo assentamento, procurou esclarecimentos na ANTT. “Liguei para o ministro do Desenvolvimento e Reforma Agrária e falei do desentendimento. Entre as autoridades aqui, gostaria que estivesse, pelo menos, um representante do Incra, que esteve na cidade, mas nem passou por aqui. Estamos aqui para dizer que não existe essa possibilidade, e se houver, a prefeita Rosinha vai embargar”, afirmou.
Ainda por sugestão de Garotinho, foi criada uma comissão de representantes dos quatro assentamentos Zumbi (I, II, III e IV), além da secretária Izaura Freire, para participar de qualquer discussão sobre o assunto. “Esta é uma ação de governo. Quando estive aqui, uma das primeiras abordagens que me fizeram foi sobre a estrada que passaria pelo assentamento. Por isso essa reunião esclarecedora hoje diante de todos os assentados”, acrescentou Izaura.
Participaram ainda da reunião, além de Garotinho e Izaura, o superintendente estadual da ANTT, João Honorato; o coordenador da Autopista, Sérgio Mansur; o presidente da Autopista, Alberto Gallo, e o gerente geral de sustentabilidade do Porto do Açu, Guilherme Quental.
Foto: César Ferreira/Divulgação
Fonte: http://odiariorj.com/corredor-logistico-nao-vai-afetar-assentamento/#comments