quinta-feira, 29 de setembro de 2011

ASSENTADOS DO ZUMBI DOS PALMARES FAZEM ASSEMBLÉIA E FORMAM COMISSÃO PARA RESISTIR À DUPLICAÇÃO DA BR-101 DENTRO DE SUAS TERRAS


Nesta 5a. feira os assentados do Zumbi dos Palmares se reuniram para discutir as formas de reagir à proposta de utilizar parte de suas terras para a duplicação do trecho da BR-101 dentro do município de Campos dos Goytacazes.  Os assentados estavam indignados com a possibilidade de que a ANTT autorize o uso de terras do Zumbi dos Palmares para a duplicação da BR-101.

Após uma longa série de manifestações de assentados e lideranças das organizações de apoio, os assentados decidiram formar uma comissão que deverá procurar os órgãos competentes (ANTT, INCRA, Ministério do Desenvolvimento Agrário) para impedir o uso do Zumbi dos Palmares para uma finalidade que deverá desalojar centenas de famílias de suas terras, sem que haja qualquer garantia de que serão reassentadas ou, tampouco, ressarcidas pelos prejuízos que sofrerão caso sejam removidos de seus lotes.

O Superintendente Regional do INCRA/RJ, Gustavo Souto de Noronha, esteve presente na Assembléia dos assentados e se posicionou no sentido de que o INCRA respeitaria as decisões que forem tomadas de forma coletiva pelos assentados do Zumbi dos Palmares. O Superintendente do INCRA se comprometeu ainda a realizar para que os assentados sejam ouvidos no processo de decisão do futuro traçado da BR-101.
Pelo que se viu na maioria das manifestações, a ANTT e o Grupo EBX terão nos assentados do Zumbi dos Palmares um osso duro de roer, pois eles não estão nenhum pouco dispostos a saírem de terras pelas quais vêm lutando há quase 15 anos.  A criação da Comissão de Assentados é uma prova clara de que a resistência será bem maior do que aquela oferecida pelos produtores do V Distrito de São João da Barra.

Uma nota final fica para o repúdio apresentado pelos assentados contra o desrespeito que teriam sofrido num evento recente que ocorreu no Assentamento Zumbi dos Palmares, e que contou com a presença do deputado federal Anthony Garotinho. Pelo que se viu, entre os assentados não tem muita gente chorando pela perda de mandato dele e do sua esposa Rosinha Garotinho.