sábado, 3 de setembro de 2011

RESPOSTA REPÚDIO A CARTA DO REITOR DA UNEB, ENVIADA AO DIRETOR DO CAMPUS XVIII PARA QUE FOSSE LIDA NA AUDIENCIA DA VERACEL.



Eunápolis, 15 de agosto de 2001.
Nós, Estudantes da Universidade Estadual da Bahia (UNEB) que esta subscreve, vimos manifestar publicamente que não concordamos que o Reitor desta universidade, venha a público apoiar a ampliação dos plantios de eucalipto e fábrica de celulose da Veracel, porque:
A empresa Veracel Celulose vem causando grandes impactos para as comunidades rurais e urbanas ao concentrar mais de 200 mil hectares de tarras;
A empresa é acusada de invadir territórios tradicionais Pataxó;
Uso abusivo de agrotóxicos como Sulfuramida e Glofosato, comprovadamente danosos ao meio ambiente e as pessoas;
A empresa é acusada pela Justiça Federal, Estadual e do Trabalho por diversas ilegalidades e exploração dos trabalhadores;
Art. 225, § 1º, Inciso I da Constituição Federal Brasileira, todos tem direito ao meio ambiente Ecologicamente equilibrado, tendo-o como bem de uso comum do povo e essencial à qualidade de vida de todos. Impondo ao poder publico e a coletividade a responsabilidade e o dever de defendê-lo e preservá-lo;
Ressaltamos ainda, que não concordamos que a Veracel Celulose venha estimular que o Estado da Bahia não cumpra com suas obrigações perante a sociedade, com isso cobramos da empresa que venha atuar na região com legalidade, perante sua presença que necessita de atuações frente ao seu compromisso para com a comunidade faltando cumprir com suas contrapartidas sociais, essa posição de cobrança não parte somente dos estudantes deste campus, mas também de entidades parceiras que compreende que é preciso cobrar, além do apoio do ministério publico como órgão fiscalizador que tem cumprido o seu papel. Desta forma é inaceitável a postura do reitor e do governo do estado da Bahia, em aceitar somente o espaço como forma de comodato o que retira a autonomia da universidade. Com isso é faz-se necessário a liberação definitiva do espaço para o CAMPUS UNIVERSITÁRIO e ou negociar definitivamente com a empresa o prédio onde está funcionando os cursos acima citados, ficando alunos e professores reféns da Veracel Celulose porque onde só dispõe o prédio em regime de comodato, onde em audiência publica ocorrida no dia 12 do mês e ano corrente afirmou que só viabiliza em regime de comodato por tempo indeterminado e usa esse argumento para manipular as opiniões e garantir apoios. Essa postura é inaceitável pois compreendemos a suma importância da universidade para a cidade e região e com estas limitação impedia a atuação eficaz para a pesquisa ensino e extensão, como podemos aceitar tal postura do Estado, onde em seus planos de meta para 2011, os seus planos para a educação seria de prioridade, refletimos então como tem sido esta prioridade dada pelo Estado.


DIRETÓRIO ACADÊMICO DE HISTÓRIA UNEB EUNÁPOLIS

LEIA ABAIXO A CÓPIA DA CARTA QUE REPUDIAMOS VEEMENTEMENTE, ENVIADA PELO SR Reitor PARA QUE FOSSE LIDA PELO DIRETOR NA AUDIÊNCIA da Veracel em Eunapolis. ( Por motivos que desconhecemos o diretor não leu a carta)



CARTA À COMUNIDADE EUNAPOLlTANA



A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) é uma autarquia em regime especial, vinculada à Secretaria de Educação e Cultura do Estado da Bahia, estruturada sob modelo multicampi de funcionamento, com sede em Salvador, capital do Estado e em 23 cidades do interior do Estado, a exemplo de Eunápolis, que abriga o campus XVIII, no qual está instalado o Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias, responsável pela oferta de 03 cursos regulares de graduação e 09 cursos junto ao Programa de Formação de Professores/MEC/CAPES - Plataforma Freire, totalizando 562 estudantes da região.

Nesta audiência pública, por intermédio do Diretor de referido Deparjamento, Professor Pedro Daniel dos Santos Souza, desejamos ressaltar o apoio que a Empresa Veracel Celulose S.A. tem concedido à comunidade da UNEB do campus XVIII, por meio da celebração de comodato, a partir de outubro de 2008, cujo objeto consiste na disponibilização do imóvel, incluindo o prédio sede das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Tal iniciativa da Veracel representa significativo papel social no âmbito do Território Extremo Sul.

Na oportunidade, registramos, ainda, que a mencionada empresa também tem apoiado projetos desenvolvidos pela UNEB na área de extensão, a exemplo do Congresso Internacional de Educação do Estado da Bahia (CIDEB), promovido por esta Instituição Universitária e a Elvento, em junho passado, com a participação de 1.500 pessoas, aproximadamente.

Ratificamos que investir na Veracel, significa trazer desenvolvimento e crescimento econômico para a região, mas vamos mais além, representa reconhecer o papel que esta grande empresa tem desempenhado no seu compromisso com a educação superior. Significa, sobretudo, consolidar o espaço físico que abriga a estrutura acadêmica da UNEB, a qual, certamente, será agraciada com a posse definitiva do espaço que hoje ocupa e com isso beneficia toda a população do território e do Estado.

Lourisval Valentim da Silva- Reitor

Reitor