sábado, 5 de maio de 2012

DECOMPONDO A PROPAGANDA, QUER DIZER, A NOTÍCIA


Ao ler o material abaixo publicado no Jornal Folha da Manhã neste 05/05/2012 sobre a aprovação da licença ambiental para a construção de um circuito de transmissão de energia elétrica de 345 Kw, fica claro que a matéria não abordou alguns aspectos críticos desta decisão.


Vejamos o que não foi dito:

1. Que a linha de produção de licenças ambientais do INEA continua funcionando a todo vapor, independente das consequências imediatas e futuras do que está sendo autorizado.
2. Que vamos ter mais expulsão de famílias de pequenos agricultores por onde passar esse linhão, apesar do empreendimento ser particular
3. Que temos mais degradação ambiental em áreas de alto interesse ecológico, especialmente na faixa de restinga.
4. Que o empreendimento do chamado "Superporto do Açu" vai gerar uma isenção inexplicável de 16% na cobrança do ICMS às corporações multinacionais que ali se instalarem..


Em suma, a matéria não aborda coisas que trarão evidentes prejuízos sociais, ambientais e econômicos, e se concentrou (mais uma vez) em fazer propaganda super exagerada dos potenciais econômicos futuros deste empreendimento. 

Eike Batista deve ter "amado" mais esta cobertura jornalística da Folha da Manhã. Menos mal que na versão publicada no jornal não foi mantida a pérola posta na versão online que dizia que "O Superporto do Açu será responsável por aproximadamente 75% do PIB brasileiro". Pelo jeito alguém na redação teve o bom senso de retirar este disparate. Se tivesse ficado na versão impressa, teríamos mais uma pérola do jornalismo chapa branca imortalizada no papel. Pelo menos essa ficou no online (Ver Aqui).