quinta-feira, 10 de maio de 2012

Petroleiros fazem ato contra a demissão de Ana Paula 
  
Petroleiros fizeram um ato de protesto nesta quinta-feira, 10 de maio, em frente à sede da Transpetro, na Avenida Presidente Vargas, no Rio. O ato reuniu dirigentes do Sindipetro-RJ, da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) e da Oposição Sindical do Sindipetro-NF

Os dirigentes sindicais foram impedidos de entrar na sede da Transpetro pelo assessor da presidência, Alexandre Jaktsac. A assessoria jurídica do Sindipetro-RJ apresentou denúncia ao Ministério Público contra a atitude de Jaktsac, já que os trabalhadores daquela empresa são representados pelo Sindipetro-RJ.

Os sindicalistas não aceitam a demissão arbitrária de Ana Paula Aramuni, no último dia 4 de maio, depois que ela denunciou junto ao Ministério Público do Trabalho uma série de irregularidades que ameaçavam a segurança dos trabalhadores. Ana Paula era vice-presidente da CIPA ­ Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Terminal de Cabiúnas, em Macaé.

Trabalhadora concursada, Ana Paula foi demitida no mesmo dia em que se inscreveu para atuar no Conselho de Administração da Transpetro, em 4 de maio. Ela era forte candidata à vaga, destinada a um representante dos trabalhadores eleito por seus pares, junto ao  órgão diretivo máximo da empresa.

Ana Paula já vinha sofrendo uma série de perseguições e assédio moral, praticado pelas chefias, o que ela atribui à sua firme atuação na CIPA, em defesa da saúde e segurança no trabalho. As ações intimidatórias não arrefeceram o ânimo da petroleira, mas afetaram seu estado de saúde.

Os diretores do Sindipetro-RJ presentes ao ato de protesto, assim como os representantes da FNP e da Oposição Sindical do Sindipetro-NF, prometem ampliar a mobilização e estão dispostos a reverter essa injusta e arbitrária demissão, por meio de recursos jurídicos e ações de massa.

Do ponto de vista legal, enquanto cipista, Ana Paula tinha imunidade, portanto, não poderia ser demitida. Além disso, tinha acabado de se inscrever para concorrer ao Conselho de Administração (C.A.) da Transpetro, o que também impediria a demissão, conforme a portaria do Ministério do Planejamento e Gestão, que regulamenta a eleição de empregados aos conselhos de administração das estatais.

Ana Paula e um diretor do Sindipetro-RJ serão entrevistados pela TV Petroleira, na próxima segunda-feira (14). Ainda hoje a cobertura fotográfica do ato realizado em frente à Transpetro estará disponível na Agência Petroleira de Notícias (www.apn.org.br)


Fonte: http://www.apn.org.br/apn/content/view/4426/1/