terça-feira, 22 de maio de 2012

GOLAÇO QUE HERRERA MARCOU CONTRA A REDE GLOBO ME FEZ LEMBRAR DO JOÃO SALDANHA!

 Antes de chegar no Herrera, centro-avante do Botafogo que depois de meter três gols no São Paulo aprontou um terremoto ao se negar ao pedir a música que a Rede Globo "dá de presente" a quem faz este feito numa partida, quero contar uma história envolvendo outro botafoguense, o João Saldanha.

Em 1985, Jõao Saldanha foi candidato a vice-prefeito da cidade do Rio de Janeiro na chapa encabeçada por Marcelo Cerqueira.  Nesta época eu morava no Alojamento de Estudantes da UFRJ na Ilha do Fundão, e algum morador com contatos no Partido Comunista Brasileiro conseguiu levar o João Saldanha para dar uma palestra para a nossa comunidade.  A palestra incrivelmente atraiu poucas pessoas, mas João Saldanha estava lá, firme e forte, e pacientemente explicando as metas da sua chapa com Marcelo Cerqueira.  A coisa ia se encerrando até para um final melancólico, quando um morador, um estudante de Direito chamado Márcio, e que anos mais tarde morreu assassinado no centro do Rio de Janeiro já trabalhando como advogado para o Sindicato dos Bancários,  não se fez de rogado e perguntou diretamente a João Saldanha:

--- Saldanha, diz ai, você estava mesmo bêbado naquela transmissão no Estádio Sarriá onde o Brasil perdeu aquele jogo para a Itália?

Como Saldanha considerava aquela versão dos fatos ocorridos no Sarriá como uma afronta pessoal, não fez de rogado e se levantou dizendo:

-- Olha eu não sei quem é a tua mãe, mas você é um filho da puta e eu vou ai agora te  cobrir de porradas porque você acabou de me caluniar.

Já no caminho de cumprir o que acabara de prometer, João Saldanha foi acalmado por uma das figuras mais controvertidas do Alojamento, enquanto outros colegas retiravam um Márcio com cara de pânico do local.

Talvez por me ter trazido essa lembrança de Saldanha é que Herrera me fez apreciá-lo como pessoa, já que como boleiro ele é apenas mediano. Mas convenhamos que nessa situação ele fez um golaço. Aliás, a Rede Globo não anda dando sorte com argentinos. Faz um tempinho, ao tentar dar uma sacaneada no recém-chegado centro-avante do Palmeiras, Hernán  Barcos, outro repórter da Globo levou uma tremenda bronca e foi chamado de babaca por tentar fazer outra gracinha pergutando ao argentino se ele se achava parecido com o cantor Zé Ramalho.

Vamos ver se algum jogador brasileiro vai ter o mesmo peito vai fazer a mesma coisa quando forem alvo de algo semelhante por parte dos engradinhos que abundam no jornalismo esportivo da Globo. Quem sabe ai teremos um pouco mais de profissionalismo e respeito no meio esportivo.

Até lá, resta lembrar de João Saldanha e saudar a coragem dos argentinos como Herrera e Barcos.