sábado, 9 de março de 2013

Quanto vale a vida de uma trabalhadora morta? Duas ambulâncias!


Se até o momento parecia impossível saber qual o valor de uma vida humana, agora Termo de ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre a Coagro e a Feliz Terra Agrícola Ltda com a Procuradoria do Trabalho do Muncípio de Campos dos Goytacazes já nos deu a resposta: duas ambulâncias. Veja mais abaixo nessa matéria do site URURAU.

Mas para mim fica a impressão de que se o morto não fosse uma mulher trabalhadora e pobre, o preço seria mais alto. De toda forma, essa vida humana saiu muito barata, mesmo porque ninguém vai ficar controlando/fiscalizando o uso final dos dois veículos. Ou será que isto foi previsto no TAC?

Coagro faz doação de ambulância para Bombeiros de Campos após TAC

Mauro de Souza
Acordo firmado com vistas à prevenção de acidentes nos canaviais

A Cooperativa Agroindustrial do Estado do Rio de Janeiro (Coagro) e a empresa Feliz Terra Agrícola Ltda. firmaram Termo de Ajuste de Conduta (TAC), perante a Procuradoria do Trabalho no Município de Campos, com vistas à prevenção de acidentes nos canaviais próprios ou de terceiros à Coagro, na execução de atividades rurais. Há ainda a obrigação de providenciar a evacuação imediata dos trabalhadores do local, em caso de incêndio eventual provocado por terceiros.

A investigação originou-se a partir do acidente de trabalho ocorrido em setembro de 2009, no canavial da Fazenda Tocaia, localizada em Campos, quando a trabalhadora Cristina Fernandes dos Santos morreu, durante a queimada de palha da cana de açúcar.

A título de indenização por dano moral, as entidades comprometeram-se a doar duas ambulâncias (tipo UTI) ao Corpo de Bombeiros de Campos dos Goytacazes. A Coagro cumpriu a obrigação de entregar uma ambulância aos Bombeiros no último dia 7 de fevereiro.

O Procurador do Trabalho, Francisco Carlos da Silva Araújo, que participou da solenidade de entrega do veículo, afirmou que as ambulâncias deverão ser “utilizadas no atendimento às pessoas acidentadas, exclusivamente nos municípios de Campos e de São João da Barra”.