domingo, 4 de dezembro de 2011

SÓCRATES: MORTE E VIDA DE UM PESSOA QUE NOS INSTAVA A PENSAR CRITICAMENTE

A morte nem sempre alcança as pessoas depois que elas tenham completado a sua obra. Aliás, o normal é o contrário, pelo menos para aqueles que remam contra a maré. Este é certamente o caso do ex-jogador Sócrates que morreu nesta madrugada. A importância que ele teve nos campos só não foi maior que a sua importância como alguém que sempre refletiu e escreveu criticamente sobre a nossa realidade.

Como não acredito que as mudanças, ou a necessidade delas, giram em torno apenas de pessoas, penso que a morte de Sócrates é apenas mais uma daquelas que a gente tem de lamentar pela que a pessoa que ele foi. Eu, aliás, tive a chance de vê-lo participante de um movimento de greve na Universidade Federal do Rio de Janeiro, já como jogador do Clube de Regatas do Flamengo. Naquele dia, Sócrates estava vestido como residente, todo branco,  segurava uma inabalável latinha de cerveja. O mais importante é que ele estava lá participando do movimento como qualquer membro da comunidade da UFRJ, sem frescura ou comportamento superior .Em suma, Sócrates era um tremendo boa praça.

 Agora que está morto, todos lamentarão que ele tenha tomado tantas. Eu já acho que não se deve lamentar as opções de vida das pessoas, mas apenas o fato de que em função delas pessoas importantes nos deixem antes do que deveriam.

O importante mesmo é saber que num mundo onde um grande número de pessoas está dominado pela apatia do consumismo e do conformismo, existem personagens como Sócrates para nos mostrar a direção inversa.