quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

PASSADA A TEMPESTADE, VONTADE DA MAIORIA FOI PRESERVADA NA ELEIÇÃO ´PARA A REITORIA DO IFF

Confesso que não tenho especial gosto ou desgosto pelos candidatos envolvidos no processo eleitoral que acaba ocorrer para a Reitoria do IFF. Como não sou parte da comunidade acadêmica da instituição, creio que os melhores árbitros para decidir quem deve ocupar os postos de mando são os seus membros.  Tampouco sou daqueles que acreditam que em eleições sempre vence o melhor candidato, pois isto raramente é o caso, dado que as vitórias eleitorais são resultado de um complexo arranjo de forças e nem sempre refletem boas escolhas. 

No entanto, não há nada que possa suplantar uma eleição na escolha de dirigentes de instituições públicas. A crise do modelo empresarial em que as principais universidades norte-americanas estão envolvidas demonstra que a escolha por técnicos para dirigir instituições é um modelo fracassado. 

Assim, o que resta a todos os que se importam com a consolidação do ensino público, democrático e de qualidade em Campos dos Goytacazes é desejar aos dirigentes eleitos no IFF que tentem, pelo menos tentem, ouvir as vozes de seus eleitores e dos eleitores dos outros candidatos no que realmente importa, que é a qualidade e a democracia do ensino. O resto das coisas se resolve com este compromisso básico.

Agora, só resta lamentar que alguém tenha tido a infeliz (e anti-democrática idéia) de tentar impugnar os votos dos estudantes do campus centro. Afinal, o que apenas seria uma derrota com a abertura das urnas, virou vexame. Tem horas que a melhor coisa a se fazer é admitir a derrota, calma e democraticamente. Pelo menos assim a chance de vencer no futuro aumenta. É que a maioria das pessoas, seja de qual comunidade forem, não tolera pessoas que não sabem aceitar suas derrotas democraticamente.

Finalmente, não há como deixar de parabenizar os estudantes do IFF do campus centro que souberam responder com firmeza e tranquilidade, fazendo assim garantir o seu direito de participação de uma decisão tão importante para o futuro da instituição. É deste tipo de estudante que nascem boas lideranças. Que esse exemplo frutifique.