sábado, 17 de dezembro de 2011

SEMINÁRIO SOBRE O COMPLEXO DO AÇU REÚNE LIDERANÇAS E FAMÍLIAS DISPOSTAS A MUDAR O CURSO DA HISTÓRIA DO V DISTRITO

Numa demonstração clara que a facilidade com que as remoções das famílias de pequenos proprietários estavam ocorrendo no V Distrito de São Jõao da Barra é coisa do passado, dezenas de pessoas estiveram reunidas ao longo desta tarde na localidade de Água Preta discutindo os próximos passos da resistência ao violento processo de remoção que está ali sendo realizado.

Vários depoimentos de pequenos proprietários presentes no evento deram elementos que permitiram clarear o ambiente em que as chamadas "desapropriações" estão sendo feitas pela CODIN. Um agricultor ofereceu um relato incrível de como sua pequena propriedade foi invadida e ele ameaçado por não estar querendo entregar sua terra de mãos beijadas.

A sucessão de depoimentos serviu para motivar os presentes a elaborar novas estratégias para tornar público o que está acontecendo no V Distrito de São João da Barra. Representantes do MST e do Movimento dos Pequenos Agricultores enfatizaram a importância da organização interna da comunidade, e se comprometeram a apoiar de forma ativa a resistência que já vinha ocorrendo.

Um detalhe curioso foi a repetida passagem de veículos da LLX na estrada que passa em frente do local em que o evento ocorreu. Segundo o que alguns moradores disseram em tom jocoso "o pessoal da LLX fica muito tenso quando fica sabendo de nossas reuniões". Pelo jeito, a tensão deverá nas próximas semanas, pois ficou claro que o processo de resistência está ficando cada vez mais organizado, e os moradores do V Distrito menos dispostos a serem removidos de suas terras para que ali sejam construídas mega-estruturas que servirão apenas para aumentar a diferença entre ricos e pobres, e aprofundar a segregação social.