quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

COMISSÃO PASTORAL DA TERRA FAZ DENÚNCIA AO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL SOBRE AÇÃO TRUCULENTA DA PM/RJ E DO GRUPO EBX NA PRAIA DO AÇU






A Comissão Pastoral da Terra enviou no dia de hoje (14/12) denúncia ao Ministério Público Federal em Campos dos Goytacazes sobre ações truculentas que estariam sendo cometidas pelo Grupo EBX do Sr. Eike Batista, com a participação da Polícia Militar do Rio de Janeiro, contra moradores da Praia do Açu, localidade mais próxima do chamado Super Porto do Açu.

A situação que está sendo denunciada é extremamente grave e indica uma reprodução de padrões sendo utilizados contra populações tradicionais de áreas onde estão sendo implantados mega-empreendimentos em toda a costa brasileira.

É precisa denunciar esta situação e exigir das autoridades competentes que estas situações sejam cessadas imediatamente.

Se o que está sendo feito contra a população do V Distrito de São João da Barra é sinal de progresso, por favor nos deixem no atraso.

DENÚNCIA

Hoje, neste momento, famílias moradoras da praia do Açu/SJB/RJ estão cercados pela polícia miliar e seguranças da firma LLX sem condições de sair de casa, com o direito de ir e ir impedido, pois fizeram um valão ao redor da casa. Ontem acionamos a imprensa e os seguranças impediram os jornalistas de chegar perto da casa. Os moradores tiveram que ir até a cerca para terem direito a dar entrevista.

Vou enviar para vcs o relatório dos impactos socio ambientais e matéria que tratam sobre o assunto de forma que vcs possam elaborar uma matéria sobre o tema, bem como acionar a oab Campos/RJpara que apoiem os pequenos agricultores que estão sendo expulsos de suas terras, sem notificação judicial e sob pressão e ameaças.