terça-feira, 27 de dezembro de 2011

O OTIMISMO DO REITOR DA UENF NÃO SE APLICA À OBRA DO BANDEJÃO NEM À FALTA DE VERBAS PARA O PROJETO DE EXPANSÃO


O reitor da UENF, Prof. Silvério Freitas, esbanjou otimismo na sua coluna semanal desta 3a. feira (27/11) no jornal Folha da Manhã. Entre narrativas dos feitos da UENF, que convenhamos são fruto do trabalho coletivo de toda a comunidade universitária e não apenas da sua administração, o Prof. Silvério esqueceu de enumerar algumas coisas que fizeram a universidade criada por Darcy Ribeiro parece mais um caranguejo batendo em retirada.

Afora o escabroso caso dos aparelhos de ar condicionada que dormitam há mais de um ano num corredor, enquanto professores e estudantes derretem dentro de salas de aula que sequer possuem ventiladores, existe ainda o caso do restaurante universitário cujas obras foram paralisadas pelo ex-reitor e atual presidente da Fundação Estadual do Norte Fluminense no mês de fevereiro. Para piorar a situação, no dia 21.12.2011 a reitoria da UENF suspendeu a licitação para a finalização da obra sem data para refazer o processo.  O resultado disto é que dificilmente será em 2012 que a comunidade universitária da UENF poderá começar a fazer uso deste restaurante.

O Prof. Silvério Freitas também não lembrou de informar em sua coluna que o orçamento da UENF aprovado para 2012 não prevê recursos para o alardeado processo de expansão qualificada que ele promete querer fazer o quanto antes. Parece que se essa expansão realmente ocorrer, ela será bastante precária dado que o orçamento aprovado mal cobre as necessidades dos dois campi já em funcionamento (o de Campos dos Goytacazes e o de Macaé).

Mas o que esperar de uma administração que segue acreditando que o governo Cabral é aliada da UENF? Pelo jeito, nada! Ah! Sim, talvez uma coisa: otimismo sem compromisso com a realidade.