segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Aumento da produção de laranja por grandes empresas gera desemprego e falência de pequenos produtores de citrus



Segundo o presidente da Associação Brasileira dos Citricultores (Associtrus), Flávio Viegas, as empresas do agronegócio no setor, como a Cutrale, estão forçando a saída do pequeno e médio produtor de laranja. 

“As indústrias estão retendo, represando a colheita dos produtores independentes dando prioridade à sua própria. Com isso, eles têm condições de impor preços menores, retardar pagamentos e colheitas. Como isso produz mais custo e gera perdas, acabou retirando mais de 20 mil citricultores do setor. Esse processo continua. A citricultura está ficando cada vez mais concentrada na mão das elites", afirma Viegas.

Em julho e agosto de 2010, foram produzidas aproximadamente 319 milhões de caixas de 40,8 kg em 2010, gerando 80,7 mil empregos permanentes no campo.

No mesmo período deste ano, a produção subiu aproximados 18% em relação a 2010, com 377 milhões de caixas. Contudo, o estudo indica que houve perda de 24,9 mil empregos permanentes no campo nesse mesmo período.

Para ele, o governo tem de atuar sobre essas empresas para reverter essa situação. “É preciso ter uma ação do governo, limitando a produção própria das indústrias”. 

Cartelização

Viegas responsabiliza por esse processo de fechamento de postos de trabalho a criação de um cartel, formado pelas maiores empresas no setor, que impõe piores condições para os pequenos e médios produtores de laranja.

“Algumas dessas indústrias estão sendo investigadas por cartel e, com o aumento do cultivo próprio, cresce muito o poder dessas empresas em relação ao produtor. Assim, fica difícil que os citricultores imponham preços e condições, porque não possuem capacidade para dar trabalho para os desempregados", avalia.

O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) investiga a formação de cartel na área de suco de laranja por Cutrale, a Citrovita (do Grupo Votorantim) e a Dreyfus. Há uma investigação da Secretaria de Direito Econômico (SDE) do Ministério da Justiça desde 1999, além das informações levantadas pela Polícia Federal, em 2006, na Operação Fanta.

Fonte: http://www.mst.org.br/Aumento-da-producao-de-laranja-por-grandes-empresas-gera-desemprego