quarta-feira, 19 de outubro de 2011

AS PETROLEIRAS, AS GRANDES GANHADORAS DA CONFUSÃO DOS ROYALTIES



O Jornal Folha de São Paulo publicou uma http://www1.folha.uol.com.br/poder/993097-relator-dos-royalties-descarta-alteracao-em-pontos-polemicos.shtmlsobre a controvérsia acerca da mudança na política da divisão dos royalties que finalmente trouxe à luz quem realmente vai sair ganhando com a mudança na legislação: as corporações do petróleo!

Vejamos o parágrafo abaixo:

Pelo relatório, as petroleiras terão de entregar parte do petróleo que produzirem ao governo federal, mas antes poderão descontar desta parcela o custo que tiverem para extrair o óleo do mar.

Que beleza não? Assim, as petroleiras. Aliás, é preciso ressaltar que na proposta aprovada no ano passado não havia um limite fixado para esse custo. Agora há pelo menos a possibilidade de que as petroleiras descontem até 40% do custo operacional do que entregarem ao governo, mas nem isto está garantido, podendo ficar valendo o que aprovado no ano passado.

Talvez este detalhe que não é nada irrelevante, explique porque o governador Sérgio Cabral anda tão "calmo" com a situação que ameaça a situação financeira do Rio de Janeiro e dos seus municípios considerados como produtores de petróleo. Afinal, o amigão dele, o bilionário Eike Batista, está ficando bem na fotografia, pois está jogando pesados investimentos na empresa de sua holding, a OGX, que opera justamente na exploração de petróleo do pré-sal onde os custos operacionais são muito elevados.

Pois é, depois o Eike Batista ainda vem dizer que não  depende de dinheiro público para fazer crescer sua fortuna pessoal. E o sujeito nem ficar com a cara vermelha.