segunda-feira, 17 de outubro de 2011

DEPOIS DOS BUEIROS EXPLOSIVOS, UM RESTAURANTE QUE EXPLODE: ESSA É MARCA DE PAES E CABRAL PARA O RIO DE JANEIRO?



O PMDB do Rio de Janeiro do prefeito Eduardo Paes e do governador Sérgio Cabral literalmente transformou a vida do carioca alto de extremo risco. Primeiro foram dezenas de bueiros que começaram a explodir pela Cidade Maravilhosa, tivemos na semana passada a explosão de um restaurante na Praça Tiradentes. De forma rápida tivemos uma repetição do que ocorreu com o acidente do bonde de Santa Teresa quando o motorneiro-herói foi acusado pelo ainda Secretário de Transportes, Júlio Lopes, de ter causado o acidente que o trabalhador havia morrido tentando evitar. Logo após a explosão, apareceu logo uma "autoridade" dizendo que o culpado era o cozinheiro morto que não impediu o início das atividades num local que estava com problemas de vazamento de gás.

Não é que nesta segunda-feira, 17 de outubro, o dono do restaurante "Filé Carioca", o Sr. Carlos Rogério do Amaral, apareceu para depor na delegacia que está tratando do acidente e informou que sua autorização prévia para funcionamento foi renovada 5 vezes desde 2008 sem que nenhuma autoridade pública fosse lá verificar a situação do seu estabelecimento. E mais que se alguém tivesse informado que o tipo de instalação de gás existente em seu restaurante estava incorreta, ele provavelmente a teria mudado.

Agora o prefeito Eduardo Paes está anunciando dois decretos incríveis. O primeiro altera o Decreto nº 29.881, de 18 de setembro de 2008, que determinava que a análise prévia dos bombeiros era obrigatória para estabelecimentos cuja área era superior a 80 metros quadrados. Agora, pasmem, todos as unidades, independentemente do espaço físico, terão que ter a liberação dos Bombeiros para funcionar. Mas incrível mesmo é o segundo decreto, pois este determina que no prazo de 10    dias todos os estabelecimentos funcionando com autorizações provisórias deverão passar por inspeção do Corpo de Bombeiros sob pena de serem multados e interditados. 

Mas a pergunta que eu e o Corpo de Bombeiros fazemos é a seguinte: quantos estabelecimentos estão funcionando na cidade do Rio de Janeiro com base nestas malfadadas autorizações provisórias?

Pelo jeito Eduardo Paes e Sérgio Cabral estão ocupados demais com as obras (oops... organização) da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos para terem tempo para se preocupar com coisas básicas como bueiros explosivos e restaurantes que explodem.