quinta-feira, 18 de agosto de 2011

A revolta de um indiano, a indelicadeza de uma jornalista: mais um viral dos conflitos em Londres




Uma reportagem feita pela rede estatal britânica BBC tem tomado as redes sociais e se espalhado como um viral por vários países. O vídeo mostra uma apresentadora entrevistando um escritor negro, imigrante da Índia (ex-colônia britânica) e morador de um dos bairros pobres em que os protestos foram mais violentos.Darcus Howe, que diz ter um filho e um neto, não defende os saques e os atos de violência cometidos por alguns jovens. Mas também não acredita que estivessem totalmente errados em sua manifestação popular.

A BBC pediu desculpas àqueles que tenham se sentido ofendidos pela reportagem. Mas o pedido da estatal, no dia 10, mas o comunicado não parou o efeito viral do vídeo.

“Tudo o que sei, ouvindo o meu filho, e o meu neto, é que alguma coisa muito séria estava para acontecer neste país. Nosso líderes políticos não tinham ideia. A Polícia não tinha ideia. E se ouvíssemos os jovens negros e brancos – mas não os ouvimos -, saberíamos que algo estava para acontecer neste país.”

Nesse momento, a repórter o interrompe e pergunta se ele não condena os atos de violência em seu bairro. “O que me preocupa acima de tudo é que havia um jovem chamado Mark Dogan, que tinha irmãos, e a poucos metros de sua casa, a Polícia simplesmente atirou em sua cabeça”, responde, indignado, o senhor Darcus Howe. A repórter continua tentando mudar o foco da entrevista e pergunta a Dowe se isso e a discriminação contra negros é motivo para “sair causando a desordem que vimos nos últimos dias”.

“Eu não chamo isso de desordem. Chamo isso de insurreição do povo. Está acontecendo na Síria, está acontecendo em Clapton, está acontecendo em Liverpool. E essa é a natureza do momento histórico em que vivemos.”

A entrevista termina pior do que começou, com a repórter dando a entender que o senhor Howe faria parte dos grupos arruaceiros, o que causa completa indignação por parte dele, que pede “mais respeito com um velho negro imigrante da Índia”.

A posição de Howe mostra o outro lado dos distúrbios em Londres. Em momento algum ele defende a violência, mas traz à tona um debate que parece esquecido na Inglaterra: o da discriminação contra imigrantes e contra segmentos específicos de algumas classes sociais. O vídeo causou impacto imediato nas redes sociais principalmente porque mostra a tentativa da repórter emabafar um caso que vai contra o que é defendido pelo governo. Além disso, causou indignação pelo fato de que, durante a última semana, o governo inglês ameaçou derrubar as redes sociais do país e fechou acordos com a BlackBerry para controlar seu popular serviço de mensagem, medida para tentar conter os manifestantes – e uma medida que, quando adotada no Egito, Líbia e Síria, argumentaram usuários no Youtube, foi rechaçada pelo próprio governo inglês.

Fonte: http://colunas.epoca.globo.com/ofiltro/2011/08/17/a-outra-versao-dos-protestos-na-inglaterra/