quinta-feira, 11 de agosto de 2011


Manifestação do MST e na Uenf marcam o dia do estudante em Campos

Fotos: Leonardo Berenger
MST faz manifesto na Praça do Santíssimo Salvador e alunos pedem bandejão na Uenf
MST faz manifesto na Praça do Santíssimo Salvador e alunos pedem bandejão na Uenf
 
Jovens integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), de Campos fazem, ao longo desta quinta-feira (11/08), uma manifestação na Praça do Santíssimo Salvador, contra o fechamento de escolas localizadas na Zona Rural do Brasil, estado do Rio e, mais especificamente no município de Campos.

Segundo as integrantes do movimento, Amanda Matheus e Elisângela Carvalho, o ato marca a Campanha Nacional, “Fechar Escola é Crime” e tem a finalidade de mostrar à sociedade a realidade dos jovens estudantes que vivem no meio rural. De acordo com elas, no período compreendido entre os anos de 2002 a 2009, cerca de 24 mil escolas foram fechadas em todo o Brasil, 80% delas, localizadas na Zona Rural.

Neste mesmo período, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), 2.126 escolas foram fechadas na região sudeste, 134 delas localizadas no município do Rio e 12 em Campos, números que contribuiriam com a estagnação do índice de concentração de analfabetismo no campo em 30%.

Os manifestantes apresentaram uma lista com as 12 escolas fechadas em Campos, das quais a Secretaria de educação, através da assessoria, informou que não se tratou de fechamento e sim de desativação, em alguns casos por falta de demanda de alunos.

Segundo a assessoria da secretaria de educação, o corpo discente destas localidades é reconhecido pela secretaria que o remanejou para outras unidades oferecendo transporte escolar.

Os moradores das localidades que tiveram as escolas fechadas poderão ainda enviar um ofício ao Departamento de Supervisão Escolar da Prefeitura, que fará um levantamento do número de alunos destes locais e assim, se constatado um número mínimo, estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC), reativar ou não tais unidades escolares.

ESCOLAS DESATIVADAS EM CAMPOS
1- E.M. Ribeiro de Carvalho (Morro do Coco)
2- E. M. Antônio Rodrigues da Silva (Morro do Coco)
3- E. M. Barcelos Martins (Correteza)
4- E. M. Carlota Ferreira Peçanha (Santa Maria)
5- E.M. Fazenda Muritiba (Morro do Coco)
6- E.M. Guararuna (Morro do Coco)
7- Joaquim Costa Wagner (Tocos)
8- E.M. Maura Batista Peçanha (Morro do Coco)
9- E.M. Barra Velha (Farol de São Tomé)
10-  E.M. Benedito Ribeiro Venâncio (Goiaba, Tocos)
11-  E.M. Mont’ Alverne (Mulaco, Baixada)
12-  E.M. Nossa Senhora do Carmo (Garrafão, Santo Eduardo)


CAMPANHA NACIONAL
A Campanha Nacional do MST intitulada “Fechar Escola é Crime” reivindica:

- que as escolas sejam localizadas no campo, próximo à moradia dos estudantes;
- que as escolas do campo ofereçam todas as modalidades de ensino;
- que as ações do MEC garantam a construção de escolas nos estados e municípios;
- que as escolas tenham área de esporte, cultura, lazer e informática;
- que os Poderes, Judiciário, e Legislativo, o Ministério Público e os Conselhos de Educação barrem o processo sistemático de fechamento de escolas.


BANDEJÃO DA UENF
Já na Universidade Estadual do Norte Fluminense, um aluno se amarrou a uma cadeira em protesto à não conclusão do bandejão, que desativado já aparenta sinais de deterioração, pelo tempo. A obra foi interrompida por quebra de contrato e falta de fiscalização da instituição

O aluno de pedagogia, José Maria, auxiliado pela colega Bruna Magalhães, do curso de Geografia da Universidade Federal Fluminense (UFF) ficará até às 16h amarrado a uma cadeira, com os olhos vendados e calado, como forma de demonstrar "aceitação", já que a reivindicação é antiga, mas até então não houve solução apresentada.