sábado, 20 de agosto de 2011

ERA SÓ O QUE FALTAVA: ALIADO DO GOVERNO CABRAL QUER MUDAR O NOME DA UENF PARA UENNF


Em uma audiência realizada em 2009 na Comissão de Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional da ALERJ, o deputado Rodrigo Neves (PT) apareceu com a idéia estapafúrdia de mudar o nome da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) para Universidade Estadual do Norte Noroeste Fluminense (UENNF). A maioria dos presentes riu da proposta dada o absurdo que representaria mudar na ALERJ, algo que já dá identidade a uma universidade, sem sequer discutir com os principais interessados, os membros da comunidade universidade.

Mas agora eis que uma nova audiência, nesta 3a. feira (23/08), ocorrerá uma nova audiência desta mesma comissão vai se discutir o parecer do deputado Jânio Mendes (PDT) a um projeto de lei de autoria de Rodrigo Neves que deverá realmente mudar, caso seja aprovada, o nome da UENF para UENNF. 

O maior problema desta mudança é sacramentar uma pressão indevida que está sendo exercida pelo governo Cabral para obrigar a UENF a se expandir para a região noroeste sem qualquer compromisso com o devido financiamento não só da expansão, mas como do que já existe em Campos e Macaé.   Neste caso, a mudança de nome servirá como uma pressão adicional, já que a universidade teria que honrar seu nome e se expandir, em que pese a falta de recursos financeiros, orçamento e professores e servidores.

Em suma, esta proposta de Rodrigo Neves, aliado fiel de Sérgio Cabral, é mais do que uma mudança de nome, esta proposta é uma sentença de morte. Portanto, devemos reagir a esta impostura com toda energia. Mas para isto, precisaremos reagir logo. Afinal, quando o governo Cabral quer, a sua base dentro da ALERJ vota rapidamente qualquer coisa, como já pudemos observar com os ridículos índices de reposição da inflação dados a bombeiros e servidores da educação.

O interessante é que Rodrigo Neves, cuja base eleitoral é o município de Niterói, nunca se deu ao problema de vir visitar a UENF. Se tivesse vindo, talvez entendesse que em vez de vir com este tipo de idéia estapafúrdia, muito faria pela UENF se usasse um pouco de sua energia parlamentar para defender maiores investimentos para as universidades públicas estaduais. Mas dai seu mentor político, Sérgio Cabral, não gostasse e cortasse as asas do deputado que quer se lançar a prefeito de Niterói em 2012.

Em tempo: deputado Rodrigo Neves, tire suas mãos do nome da UENF já!