domingo, 5 de fevereiro de 2012

FOLHA DE SÃO PAULO ACHA CULPADO PELO MASSACRE DO PINHEIRINHO: É O PSTU!
A Folha de São Paulo anda mesmo se excedendo no esforço de dar cobertura ao governo Alckmin no tenebroso caso do massacre do Pinheirinho. Neste domingo, numa matéria assinada pelo jornalista (jornalista?)  Bernardo Mello Franco (http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/24118-pstu-trava-negociacao-e-usa-pinheirinho-para-exercitar-estrategia-da-luta-direta.shtml), a Folha atira a pedra em nada mais nada menos do que o PSTU!  Segundo a Folha,  teria sido a intransigência do PSTU e uma suposta sanha eleitoreira que teriam impedido um desfecho positivo para as famílias do Pinheirinho.

Eu pessoalmente não sou militante do PSTU e nunca estive numa só reunião dos antigos militantes da esquerda do PT que foram expulsos nas primeiras medidas de higienização ideológica que foram promovidas por Lula para levar o seu partido para o caminho da concertação com José Sarney, Fernando Collor e, mais recentemente, Gilberto Kassab.  Mas vá lá, a Folha está abusando da inteligência de seus leitores e da população em geral. Isto é verdade especialmente à luz das revelações feitas pelo defensor público  Jairo Salvador que, em audiência pública sobre o caso do Pinheirinho, demonstrou o corolário de irregularidades que possibilitaram a ação ilegal da PM de São Paulo em São José dos Campos.

Culpar o PSTU por organizar a resistência e a solidariedade aos moradores do Pinheirinho é, no mínimo, uma falsificação grosseira, para não dizer desesperada. E  tudo fica ainda pior com a linguagem jocosa e aviltante que o jornalista (jornalista??) que assina a matéria usa em seu texto.

O mais irônico é que o site UOL hoje deu conta das manifestações ao Pinheirinho que estão ocorrendo em diferentes capitais do mundo (http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/19667/pelo+mundo+brasileiros+protestam+contra+a+desocupacao+do+pinheirinho.shtml). Isto quer dizer que o PSTU está galvanizando a solidariedade ao Pinheirinho em diferentes partes do mundo? Se for assim, os donos da Folha de São Paulo devem ser estar realmente preocupados.