segunda-feira, 7 de novembro de 2011

ATUM AZUL, OUTRA VÍTIMA DA GUERRA NA LÍBIA


A Guerra na Líbia não custou apenas a cabeça de Muammar Kaddafi ou ameaça varrer as reservas de petróleo do país para as mãos das grandes petroleiras. O jornal conservador britânico "The Guardian" noticia que durante o período do conflito houve a intensificação da pesca de atum azul nas águas territoriais líbias, pasmem, por navios da União Européia! Os interesses nesta matéria podem acessá-la através do link http://www.bbc.co.uk/news/science-environment-15597675

Isso mesmo, enquanto os aviões da OTAN arrasavam as cidades líbias, navios pesqueiros pertencentes a países da União Européia realizavam operações dentro das águas líbias, que são consideradas um berçário importante para esta espécie de atum que já se encontrava ameaçada antes da guerra.

A Iccat , que vem a ser a International Commission for the Conservation of Atlantic Tunas, que realiza sua reunião anual a partir da sexta-feira desta semana estará realizando uma pré-reunião para analisar os números das capturas, ilegais há de se frisar, que foram realizadas durante o período da guerra. 

Este desdobramento da guerra piora ainda mais a situação dos estoques de atum azul no mar. Recentemente, o respeitado Pew Environmental Group produziu um relatório que mostrou que em 2010 houve uma discrepância de 140% entre o que os navios declararam ter pescado e o que foi oferecido no mercado de atum. Tanta discrepância para mais, raciocinou o Pew Group, só poderia ter vindo de capturas ilegais. Agora, se sabe, que o problema deve ter piorado muito com as capturas ilegais ocorreram em águas líbias. As mesmas águas líbias onde forças da OTAN deixaram centenas de refugiados morreram de fome e de sede.  

Para quem não sabe o Japão, que apoiou os chamados "rebeldes", é o principal mercado consumidor deste tipo de atum para a preparação de sashimi e sushi.