sexta-feira, 29 de abril de 2011

POR QUE OS GOVERNOS TÊM MEDO DO WIKILEAKS?

Há hoje uma campanha internacional para calar o WikiLeaks (http://www.wikileaks.ch/wiki/Main_Page) que é uma ferramenta de distribuição de documentos secretos sobre as ações feitas pelos governos mundiais, e cuja manutenção sobre segredo só interessa aos que diariamente utilizam a força do Estado-Nação para impor condições terríveis de existência para a maioria da Humanidade. 

Afinal de contas, qual governo deveria realmente temer que o funcionamento do aparelho de Estado continue sendo algo que a maioria de nós não tem a menor noção do que significa? Por que o medo de que determinadas situações saiam da obscuridade e possam ser examinadas de forma crítica e objetiva pelos cidadãos de todo o mundo?

Essas são perguntas que, por si sós, tornam a existência do WikiLeaks algo revolucionário na história da civilização humana.. Podemos até não termos essa noção neste momento, mas com certeza os que ocupam o poder já notaram o perigo que correm. Não fosse assim Julian Assange (um dos criadores do WikiLeaks) não estaria sendo tão duramente perseguido por acusações de abuso sexual por mulheres que aparentemente consentiram manter relações sexuais com ele em primeiro lugar. Enquanto isto, Silvio Berlusconi promove orgias sexuais e faz a Itália participante da aventura armada na Líbia!

Por isto é que se pergunta: por que os governos tem tanto do medo do WikiLeaks?