quarta-feira, 27 de abril de 2011

AGORA OS PROBLEMAS DAS DESAPROPRIAÇÕES PARA ATENDER O COMPLEXO DO AÇU NÃO TEM PAI?


Das muitas curiosidades que ocorreram no levante dos pequenos proprietários do 5o. Distrito do município de São João da Barra contra a forma vergonhosa que estão sendo tratados pelo governo Sérgio Cabral está a resposta quase prosaica da  LLX  (parte da holding EBX de propriedade do bilionário Eike Batista) que informou, por meio de nota, que “a desapropriação é responsabilidade do Governo do Estado, através da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (CODIN)”.  O gerente da LLX, Edmar Borralho teria ainda declarado que “O Estado é o órgão executor das desapropriações. Trata-se de um ato sumário do governo do Estado”.

Ora bolas carambolas, mas o governo Sérgio Cabral fez o ato de desapropriação de boa parte das terras do 5o. Distrito para atender os interesses de quem mesmo? Com certeza não foi dos pequenos proprietários rurais que correm o risco de serem colocados para fora de seus terras sem quaisquer garantias de que receberão o preço justo pelas terras e pelas melhorias ali existentes.

Em tempo, que o governo municipal de Campos dos Goytacazes e  Eike Batista mudem logo seus planos de passar o novo traçado da BR-101 por dentro do Assentamento Zumbi dos Palmares. Por quê? Ora, porque os problemas ocorridos em São João da Barra vão ficar pálidos frente ao que poderá acontecer se tentarem o mesmo tipo de estratégia com assentados que lutaram e ficaram debaixo de lonas plásticas por mais de dois anos para terem seu pedaço de terra. Imaginar que estes assentados não vão resistir em face da possibilidade de serem ejetados pela terra para atender os interesses de Eike Batista não é sério.