sexta-feira, 3 de agosto de 2012

O MENSALÃO, O ACULTURAMENTO DO PT E A RAIVA DOS CONSERVADORES


Finalmente chegou a vez da mídia conservadora tentar sapatear sobre a honra despedaçada do PT e de alguns de seus quadros históricos.  Adianto que não compartilho do ultraje localizado que se abate sobre o minúsculo esquema de que trata o caso. E por que? Porque o esquema vem de antes e certamente continuou depois da vinda a público do traíra mór Roberto Jefferson.

A verdade é que qualquer um que frequenta as nossas "casas de leis" sabe que tanto alinhamento político com o executivo nunca é de graça. Se o STF estabelecesse uma jurisprudência firme sobre os casos de corrupção por ocupantes de cargos públicos, talvez, e olhe que eu disse talvez, o Brasil pudesse enfrentar de forma mais estruturada o combate à corrupção sistêmica.

Quanto ao PT, o partido aonde eu militei desde 1981 a 1990 e apoiei criticamente até 2001, só posso dizer que o mais lamentável é saber que seus dirigentes não aprenderam nada de positivo com o "mensalinho". Pelo contrário, o que se viu de 2005 para cá foi o aprofundamento da lambança, e a traição de todo e qualquer compromisso com a classe trabalhadora. E aqui um detalhe irônico, já que a crucificação que se pretende poderá se tornar uma forma de resgatar o PT frente aos trabalhadores. Afinal, os pobres que nunca são ouvidos certamente terão uma leitura menos obtusa e restrita do que os falsos moralistas das classes médias e altas do Brasil. Assim, em vez de alguns líderes do PT serem jogados na lama, este julgamento patético talvez sirva para resgatá-los com quem realmente se importa com o partido. 

Lamentavelmente, eu antecipo que mais este crédito será utilizado para continuar a agenda neoliberal que Lula abraçou e Dilma não quer largar de jeito nenhum.